segunda-feira, 2 de maio de 2011

"Corrida de Ratos" - Fundamental Evitar

Este é um conceito, que aplicado ao dinheiro, transmite a analogia sobre as pessoas que vivem de ordenado em ordenado, limitando-se a trabalhar continuamente apenas para pagar as contas, assim como um rato a correr numa roda, que corre, corre, sem nunca sair do mesmo lugar.

Quando as nossas despesas são tantas, que o nosso ordenado desaparece assim que o recebemos, ou quando já temos de nos socorrer da Conta Ordenado, isso significa que já fomos apanhados nesta RODA.


É muito mais fácil cairmos nesta RODA, se não estivermos atentos e se não tivermos tomado medidas para a evitar.

Esta situação muitas das vezes acontece quando num determinado momento da nossa vida queremos mais bens materiais do que podemos pagar, ou quando temos determinado nível de vida e a vida dá uma volta e prega-nos uma partida, sem termos dinheiro de parte para nos salvaguardar dessa emergência.

Uma vez dentro desta RODA, torna-se muito difícil sair, quebrar o ciclo. Rapidamente começamos a ficar desmotivados e desmoralizados com o trabalho e com a vida,  com tantos problemas que vão surgindo.

Uma das melhores formas de evitar esta RODA, é estarmos conscientes da sua existência, bem como do que necessitamos de fazer para nunca lá entrarmos, pois uma vez lá dentro, teremos de fazer um enorme esforço e grandes sacrifícios, para de lá sair.

O termos um conhecimento consciente das principais formas de endividamento, principalmente as que nos conduzem para a RODA, são fundamentais para a melhoria da nossa qualidade de vida.


Adaptado de: "O seu primeiro milhão"

Sem comentários:

Enviar um comentário